O Albergue 2

Título: O Albergue 2

Título Original: Hostel Part II

Elenco: Lauren German (Beth), Heather Matarazzo (Lorna), Bijou Phillips (Whitney), Roger Bart (Stuart), Richard Burgi (Todd) e Vera Jordanova (Axelle).

Direção: Eli Roth

Roteiro: Eli Roth

Observações técnicas: teve produção executiva de Quentin Tarantino e Boaz Yakin, que também estiveram envolvidos na primeira parte.

Prêmios: positivamente, foi indicado como Melhor Filme de Terror/Thriller no Teen Choice Awards, prêmio produzido pela Fox, em 2007 ; negativamente, concorreu ao Framboesa de Ouro do ano passado como “Pior Seqüência ou ‘Prelúdio'” e como “Pior Desculpa para um Filme”, não tendo faturado nenhum dos dois.

Sinopse: Depois dos acontecimentos da primeira parte, o sobrevivente do massacre, Paxton (Jay Hernandez) volta para casa, apesar de sempre desconfiar de tudo ao seu redor. Confirmando seus temores, a máfia dos ‘caçadores’ o encontra e conclui o que havia ficado pendente no filme anterior, acabando com o rapaz.

De volta à Europa, três jovens moças, estudantes em Roma, resolvem aproveitar uma folga e ir para a Eslováquia, seduzidas por uma bela jovem, Axelle, que as indica o local como diversão garantida. O que elas não sabem é que a moça é parte da máfia e tem a missão de encontrar os alvos que serão utilizados pelos ‘caçadores’. Rapidamente, a viagem das três garotas se transforma em um pesadelo de perseguições, torturas e muito sangue. Literalmente.

Status do filme: em DVD, para locação e para venda, com extras.

Classificação: 8 de 10

Opinião:

Honestamente, já faz muito tempo que assisti ao primeiro filme dessa franquia. Na verdade, não lembro mais das cenas e da cara dos personagens. Apesar disso, é possível afirmar que O Albergue, ao lado de Jogos Mortais, veio para agitar o gênero e dar novo vigor ao gasto Terror. A segunda parte, todavia, possui o mesmo teor de violência do anterior só que com um pouco menos de explicidade. Com a revolução feita e o terreno pronto, não foi necessário inventar. Ainda por cima quando se trata de uma seqüência.

Para inovar na continuação da franquia, Eli Roth fez algo interessante. Com poucas novas idéias sobrando para serem incluídas na segunda parte, ele foi inteligente o bastante para mudar o enredo e colocar o foco da narrativa nos antagonistas da história. Mais uma vez, o jovem diretor conseguiu inovar. Se não o fez aos olhos do mais incauto fã, com certeza, para aquele que for mais observador, fica claro que o ponto de vista deste filme não é mais o das vítimas, mas o dos ‘caçadores’. Com isso, a veia tarantiniana do rapaz surgiu e deu espaço para diálogos mais profundos e ácidos, e para o humor negro, sempre pendendo para o lado da violência, de tempos em tempos.

Além da novidade no roteiro e da manutenção da violência gráfica, outro fator que dá respaldo ao título em questão é a escolha das locações. Se, por um lado conseguiu manter, literalmente, o mesmo albergue do filme anterior, a produção se superou ao escolher ambientes gélidos e escuros, porém, amplos, como as ‘termas’ da Islândia e a casa dos ‘caçadores’, na Eslováquia, sem falar sobre as externas pela cidade e pelo bosque.

De forma geral, o filme é altamente recomendado, segundo minha opinião. É óbvio que o filme tem suas falhas, afinal, é tradicional que isso aconteça em seqüências. Quem viu o primeiro irá associar o segundo com ele, inevitavelmente. É um processo automático do cérebro. Contudo, se o espectador se esforçar um pouco verá que, apesar do mote ser o mesmo, há uma linha narrativa completamente diferente, muito bem explorada e bem costurada por Roth e seus colaboradores (Gabe Roth, seu irmão, e Quentin Tarantino, que também produziu). A ligação entre os filmes é feita apenas nas cenas iniciais, com a presença de Jay Hernandez, e no final, que tem a masmorra como cenário.

Para finalizar, quem tiver a possibilidade de acessar o DVD com extras, não perca a chance de esmiuçá-los. São muito bons e só incrementam a experiência de quem assistiu ao filme.

2 comentários em “O Albergue 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s