O Mistério da Casa dos Usher

Título: O Mistério da Casa dos Usher

Título Original: House of Usher

Elenco: Izabella Miko (Jill), Austin Nichols (Rick Usher), Beth Grant (Enfermeira Thatcher) e Danielle McCarthy (Maddy Usher).

Direção: Hayley Cloake

Roteiro: Collin Chang

Curiosidade: Este filme foi baseado no conto “The Fall of the House of Usher”, de Edgar Allan Poe.

Sinopse: Alguns anos depois de seus amigos, Maddy e Rick Usher, terem se afastado dela, Jill recebe um telefonema que a perturba: Rick avisa que Maddy morreu. Arrasada, Jill vai até o interior visitar o amigo e prestar as últimas homenagens à amiga morta. Depois do enterro, Rick pede que Jill fique junto dele, pois ele está muito doente e quer sua ajuda. Com o passar dos dias, as memórias de Maddy atormentam Jill, ao mesmo tempo que a assustadora presença da enfermeira de Rick, Sra. Thatcher, passa a persegui-la. Aos poucos, as memórias da amiga morta revelam a verdade sobre os irmãos Usher e colocam em risco a vida de Jill.

Status do filme: em DVD, para locação, sem extras. Paris Filmes.

Classificação: 8 de 10

Opinião:

É sempre bom ver um conto de Edgar Allan Poe ser transformado em filme. Em um mercado tão cheio de tranqueiras inovadoras, salvam-se poucos autores. Grandes nomes como HP Lovecraft, Poe, Stephen King e Clive Barker foram levados ao cinema e o sucesso é notório. Obviamente, nem sempre as realizações para o cinema tem o mesmo valor que as literárias, mas à exceção do filme, o enredo sempre está impecável. No caso deste filme, o resultado geral saiu melhor do que eu imaginava.

Quando peguei a caixa do DVD na mão, o título me surpreendeu: O Mistério da Casa dos Usher – Usher… lembrei de ter lido um texto de Edgar Allan Poe em uma aula de LINA (Literatura Inglesa e Norte-americana) com este nome. Seria o mesmo? Sim, era o mesmo. É claro que se trata de uma adaptação em que se troca o protagonista, altera-se um pouco o conteúdo, mas o espírito do original está presente ainda.

OBS: Estou escrevendo esta crítica logo depois de fazer uma ao filme 1408, baseado em uma história de Stephen King. Note a diferença do teor daquela crítica com relação a esta. Veja que, apesar de ambos terem sido desenvolvidos sobre nomes históricos da literatura fantástica, o resultado cinematográfico é bem diferente. E o orçamento também. Enquanto 1408 é um blockbuster, O Mistério… é um filme feito para a TV. A diferença na direção e no elenco também são nítidas. Contudo, em minha opinião, não trocaria a versão televisiva pela cinematográfica.

A trama, de início, parece ser simples e tradicional, com uma morte misteriosa, uma amiga que investiga tudo, um irmão suspeito, uma casa com uma governanta/enfermeira estranha. Todo o tempero para um filme feito para a TV. Todavia, as coisas mudam e o ritmo do filme toma outro rumo. A protagonista, Izabella Miko (Vampiros do Deserto e Coyote Ugly, lindíssima), passa a ter visões da amiga morta e, em sonhos, vê imagens confusas que parecem revelar informações sobre o passado da família. Neste momento, o filme perde um pouco do ritmo e fica lento, focando a relação entre Izabella e o irmão de sua amiga. Embora isto prejudique o andamento do filme, outros fatos retomam a atenção do espectador e o filme volta a subir na emoção.

Terminando a crítica, recomendo o filme por ser diferente do tradicional. Por ser uma produção para a TV, não tem o mesmo compromisso que um filme para o cinema tem de ser inovador e cheio de efeitos especiais. A maior vantagem é esta. O foco do filme é na trama e nos personagens se envolvendo no mistério e uma química entre eles, não em fantasmas e espíritos, imagens e efeitos fantásticos. Um filme cheio de clima e com uma protagonista bastante sensual, elementos que prendem a atenção. Pelo menos a minha!

6 comentários em “O Mistério da Casa dos Usher

  1. o filme O Misterio da Casa dos Ushur é otimo, tem uma historia diferente das de mais, ele é um filme que prende a atenção das pessoas a cada detalhe, o unico defeito em minha opnião foi o final, não ficou muito bem explicado, o filme foi bom inteiro, mas ao final ele me deixou vamos dizer com um pé atras, não entendi muito bem o que aconteceu, ao conversar com meus colegas que tambem assistiram o filme cada um teve uma conclusão final do filme, não ficou muito claro a quem ele na verdaee amava! Só gostaria de debater o final, pois fiquei com uma duvida, mas fora isso a filme é perfeito, os atores tinham quimica, e a historia é incrivel, totalmente diferente dos demais suspense.

    Curtir

  2. Adoraria comentar que jamais vi filme tão semelhante e assustador em que irmãos gêmeos se entragam a tal ponto de ter filhos e passar umamaldição de geração a geração.

    Curtir

  3. Não entendi final tambem, ficou bem mal explicado, afinal porque tinha maldição? Pelo pouco que entedi os irmão tinham filhos né? e a irmã não queria mais essa maldição e ficou louca é isso?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s