Stan Winston e A Vingança do Demônio

Para quem nunca ouviu falar nele, STAN WINSTON é um dos maiores especialistas em efeitos visuais e especiais da história do cinema. Nascido em 7 de abril de 1946, em Richmond, Virginia, EUA, este profissional da maquiagem já venceu quatro prêmios Oscar e tem no currículo filmes de peso, como os três da franquia Exterminador do Futuro, os três Jurassic Park, além de ter desenvolvido os efeitos para Alien – O Oitavo Passageiro, entre outros.

Além de ser responsável por criar monstros, criaturas bizarras, alienígenas e robôs (inclusive do novo sucesso da Marvel, O Homem de Ferro), Stan também se aventurou na direção e na autoria de roteiros. Foi assim que tive meu primeiro contato com este nome, que mais tarde se tornaria uma referência de qualidade para determinar se um filme valeria a pena ser visto. Assim como você sabe se um filme é digno através de um diretor ou de um ator, se a produção tem o nome de Stan Winston envolvido, pode ter certeza que vale dar uma conferida. O primeiro filme por ele dirigido é um clássico do Terror: A Vingança do Demônio, que tem como protagonista Lance Henriksen, outro nome bastante conhecido do gênero.

O filme conta a história de um pai que tem seu filho morto pela inconseqüência de um grupo de jovens e apela para um espírito da vingança, um demônio conhecido como Pumpkinhead. Ele faz um ritual e liberta a entidade, quem persegue e mata os jovens. A produção pode ser considerada um cult por alguns itens interessantes e que marcaram época:

1. Tem Lance Henriksen no auge de sua carreira. O ator já participou de dezenas de filmes de terror nas últimas duas décadas e protagonizou o seriado Millenium, que foi um grande sucesso;

2. Lançou Stan Winston na direção, além de ter a criatura desenvolvida por ele. Diga-se de passagem, o monstro é feio demais e realmente dá medo;

3. Apresentou ao mundo um novo personagem, Pumpkinhead, que virou sinônimo de demônio ou espírito da vingança. Para provar isso, veja quantidade de filmes derivados surgiram nas últimas duas décadas e as similaridades com este filme. Outra prova do sucesso foi o surgimento de três seqüências para o filme, mesmo sem ele ter dado margem para isso na conclusão do primeiro longa.

Para concluir esta homenagem, o link a seguir, http://www.imdb.com/name/nm0935644/, leva à pagina de Winston no IMDb. Lá há uma listagem de todos os filmes em que ele trabalhou, seja como profissional da área técnica ou como produtor, autor ou diretor. Dê uma conferida e prestigie este homem, um marco na história do cinema e, em especial, do Terror.

E não esqueça, sempre que assistir ao Alien, Predador, Exterminador do Futuro, Pumpkinhead, Homem de Ferro, Constantine, Edward Mãos-de-Tesoura,  Congo, entre muitos outros, lembre-se de STAN WINSTON. Ele merece esta homenagem!

Visite o site oficial dele: http://www.stanwinstonstudio.com/home.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s