Giallo – Reféns do Medo [atualizado]

Saudações,

Há algumas semanas, enquanto pautava a edição de setembro da revista Ver Video, conversei com a Paula, da California Filmes – diga-se de passagem, uma distribuidora que lançou muita coisa boa! – e combinamos que escreveria um texto sobre o filme do Denzel Washington que estava chegando ao Brasil. Beleza. Vamos tocando o barco e, alguns dias depois, recebo uma ligação. Era a Paula. Só faltava cair o filme… Indo direto ao assunto, ela me disse que o tal filme não entraria mais. No lugar dele, ela me fez uma oferta inusitada e surpreendente: colocar o novo filme do Dario Argento, Giallo. É brincadeira? Eu sou fã do cara há muitos anos, tenho vários filmes dele e agora tenho a chance de escrever sobre ele? Nem preciso dizer o que respondi! Mas eu tinha uma pergunta a fazer: posso ver o filme para fazer o texto? Dois dias depois, Giallo estava na minha mão!!

A California Filmes traz o mais novo filme de Dario Argento
A California Filmes traz o mais novo filme de Dario Argento

Em casa, coloquei o DVD para rodar e curti cada minuto. Não é uma obra-prima, como Suspiria ou Phenomena. É um filme sobre um serial killer, um cara muito feio e com a pele amarela (daí o nome giallo – amarelo, em italiano), que mata belas mulheres e faz isso com requintes de crueldade. Um bom mote, não? Não vou entrar no mérito da trama agora, deixo isso para mais para a frente. Fato é que a chegada de um filme novo de Argento no mercado, logo depois de seu lançamento no exterior, é motivo de celebração. Na verdade, são poucos os filmes do mestre italiano que estão disponíveis em DVD atualmente. Enfim, posto a seguir o texto que escrevi para a VV, informando detalhes sobre a trama e o lançamento nas locadoras.

Emmanuelle Seigner e Adrien Brody em cena
Emmanuelle Seigner e Adrien Brody em cena

Gênero Próprio

A California Filmes traz ao Brasil um filme que marca um estilo de trama que prende o espectador até o último momento: Giallo – Reféns do Medo, do mestre italiano Dario Argento. Mas esse é o nome do filme ou do gênero?

Você sabe o que é um giallo? Além de ser o nome do último filme de um dos maiores cineastas de suspense e terror de todos os tempos, Dario Argento, também batiza um gênero que mistura uma trama policial e requintes de violência que beiram o terror. Comum na Itália, onde foi batizado com o mesmo nome dos livros que deram origem aos filmes (por causa da capa deles, que era em tons de amarelo – ou giallo, em italiano), o estilo se proliferou na Europa e ganhou muito espaço no resto do mundo graças ao talento de Argento. E o cineasta tem o pé no Brasil! Filho de pai italiano, produtor de cinema, e mãe brasileira, fotógrafa, Dario Argento começou sua carreira escrevendo em parceira com Sergio Leone, lendário diretor de filmes de faroeste. O sucesso de Argento começou com o já clássico Era Uma Vez no Oeste, com elenco de peso: Charles Bronson, Claudia Cardinale e Henry Fonda.

Depois de ter seu nome consagrado como roteirista, Argento partiu para a direção e realizou 21 trabalhos, incluindo filmes para o cinema e para a TV. No Brasil, durante a Era do VHS, era muito comum ver seus filmes nas locadoras. Já em DVD, a história não se repete – erro que a California Filmes não cometeu, já que Giallo – Reféns do Medo não é o primeiro filme que lança do italiano. Em meados de 2002, a distribuidora trouxe ao País Sleepless, um ótimo filme de Argento.

Giallo – Reféns do Medo conta a história de uma aeromoça chamada Linda (Emmanuelle Seigner), que chega à cidade para visitar sua irmã, Celine (Elsa Pataky), uma modelo. Só que Celine é sequestrada por um serial killer no mesmo dia em que a irmã aparece. Linda, então, vai até a polícia e acaba recebendo a ajuda de um sombrio investigador, o inspetor Enzo Avolti (Adrien Brody), que já estava na cola do criminoso há tempos. Correndo contra o relógio, os dois partem em busca de pistas sobre o assassino, enquanto Celine sofre nas mãos do psicopata. Muito suspense e tensão fazem deste “giallo” um filme que deve agradar ao público brasileiro e fazer uma boa campanha nas locadoras. A California Filmes entrega Giallo – Reféns do Medo em 6 de outubro.

[Atualização: Giallo – Reféns do Medo chega em Blu-ray no dia 12 de dezembro, também pela California Filmes.]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s