6. Phenomena

Ficha Técnica

Nome nacional: Phenomena

Nome original: Phenomena

Ano de produção: 1985 (02/08/1985)

País de produção: Itália

Direção: Dario Argento

Roteiro: Dario Argento e Franco Ferrini

Elenco: Jennifer Connelly, Donald Pleasance e Daria Nicolodi

Duração: 109min

Distribuidora: Works Editora

Resenha:

Jennifer é uma jovem solitária, filha de um famoso ator norte-americano, que é enviada para estudar em um internato feminino na Suíça. Coincidentemente, uma série de desaparecimentos está acontecendo na região e todas as vítimas são garotas, inclusive algumas do próprio internato. O que Jennifer – e a polícia – não sabem é que elas foram brutalmente assassinadas.

Em fase de adaptação à nova escola, Jennifer sofre com pesadelos e tem crises de sonambulismo frequentes. Durante uma dessas escapadas noturnas, logo após sua colega de quarto desaparecer, ela acaba conhecendo um especialista em insetos que trabalha com a polícia e tem como amigo fiel um esperto macaco. Jennifer tem muita afinidade com insetos e involuntariamente consegue estabelecer um vínculo de comunicação com eles, fato que a assusta e maravilha ao mesmo tempo. Com isso, a jovem e o médico acabam se aproximando.

Com o passar dos dias, Jennifer descobre que suas habilidades vão além da comunicação com os insetos – ela pode controlá-los. Apesar de suas colegas de internato a atormentarem, a garota passa a usar seu dom para tentar descobrir quem é que está mantando as jovens na região. E ela consegue, o que a leva a um labirinto de pavor que coloca sua vida em grande perigo.

O cineasta italiano Dario Argento assina a direção, o roteiro e a produção de Phenomena e faz tudo isso com a tradicional técnica que o consagrou em Suspiria e Prelúdio para Matar. Com uma trama que mistura o suspense policial com surrealismo e cenas de bastante violência, Argento escreve novamente seu nome na lista dos maiores diretores do terror. A trilha sonora, que mescla canções do Iron Maiden e do Motorhead com música incidental criada pelo Goblin e por Claudio Simonetti, parceiros constantes do cineasta italiano até os dias de hoje, é praticamente parte do cenário, dando o clima ora tenso ora agitado e intensificando ainda mais os momentos principais do filme.

Somando os contrastes visuais do colorido com o escuro (marca registrada de Argento) com cenas de perseguição, mortes violentas e uma trama que, apesar de simples, prende a atenção do começo ao fim, Phenomena não pode deixar de fazer parte do repertório dos fãs de terror. A edição brasileira do filme foi lançada pela Works e não traz nada além do filme com áudio original e legendas em português. O lado bom é que a versão do filme é a italiana, sem cortes, que tem quase 20 minutos a mais que a edição lançada nos EUA.

Nota: 8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s