19. Enterrado Vivo

Ficha Técnica

Nome nacional: Enterrado Vivo

Nome original: Buried

Ano de produção: 2010 (29/9/2010)

País de produção: Espanha, EUA e França

Direção: Rodrigo Cortez

Roteiro: Chris Sparling

Elenco: Ryan Reynolds

Duração: 93min

Distribuidora: California Filmes

 

Resenha:

Se você está pensando que Enterrado Vivo é um daqueles filmes claustrofóbicos de pessoas que ficam presas em caixões debaixo da terra, você acertou em cheio. Em cena, apenas o ator Ryan Reynolds, um telefone celular, um isqueiro e outros petrechos que o sequestrador coloca para que o rapaz se mantenha vivo tempo o bastante para que seu plano funcione. Então, qual é a graça do filme? Continue lendo que eu explico.

Este filme de Rodrigo Cortés leva para a tela a história escrita por Chris Spalding sobre Paul Conroy (interpretado por Reynolds), um motorista de caminhão que trabalha para uma empresa norte-americana em território iraquiano que é pego em uma emboscada armada por rebeldes e sequestrado. Tudo isso é descoberto sem uma cena de guerra ou qualquer imagem – quem conta isso é o próprio protagonista. Ele está o tempo todo preso em um caixão enterrado no meio do deserto. O motivo: os insurgentes iraquianos são contra a invasão dos EUA ao território deles e estão mantendo trabalhadores do país inimigo reféns em troca de resgate.

Durante seu tempo de cativeiro, Conroy percebe que está perdido e luta para negociar com os sequestradores, que querem uma fortuna da empresa para libertá-lo. Como o americano sabe que não há chances de seus empregadores desembolsarem a quantia, ele passa a usar o telefone celular que está com ele dentro do caixão para ligar para o FBI, para sua família, para a empresa e termina fazendo contato com militares no próprio Iraque. Ao mesmo tempo, explosões, desmoronamentos, um invasor nada amistoso e o tempo são obstáculos que transformam aquele espaço de horas em um tormento para Conroy – e para nós que estamos vendo o filme.

O que chama a atenção em Enterrado Vivo não é apenas o fato de o suspense e o terror aumentarem gradualmente num ambiente de clausura que facilmente é transmitido ao espectador. Muito menos a boa atuação de Ryan Reynolds, famoso por atuar em comédias, que revela uma bela faceta dramática. O grande barato aqui é o roteiro atual, que consegue levar o lugar comum do tema do filme para um cenário facilmente reconhecido como hostil e dar ao produto final uma cara nova e interessante. Está na minha coleção de Blu-ray e eu recomendo sem sombra de dúvidas.

 

Nota: 10

2 comentários em “19. Enterrado Vivo

  1. Muito envolvente e com final muito marcante. É um daqueles filmes em que você termina de assistir e fica parado enquanto tenta processar…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s