21. O Sexto Sentido

Ficha Técnica

Nome nacional: O Sexto Sentido

Nome original: The Sixth Sense

Ano de produção: 1999

País de produção: EUA

Direção: M. Night Shyamalan

Roteiro: M. Night Shyamalan

Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette, Olivia Williams, Donnie Wahlberg

Duração: 108min

Distribuidora: Walt Disney

 

Resenha:

Antes acostumado a ajudar jovens e crianças a lidar com seus traumas, o psiquiatra Malcolm Crowe hoje (Bruce Willis) luta para superar uma crise em seu casamento e seu próprio trauma depois de um incidente trágico envolvendo um de seus pacientes. Cole Sear (Haley Joel Osment) é garoto que recentemente passou a ser atormentado por visões aterrorizantes e conversa com pessoas que, apesar de ele não saber, já morreram. Crowe e Cole tem seus caminhos cruzados quando o médico começa a acompanhar o menino para tentar ajuda-lo a entender o que se passa. Porém, rapidamente Cole descobre que as pessoas com quem ele conversa e que os outros não enxergam já morreram quando ele tem um encontro nada amistoso com uma garotinha com um ferimento horrível á mostra.

Cole passa a viver com medo e Crowe tenta fazer alguma coisa para ajudar o garoto. Só que com seus problemas em casa, o psiquiatra acaba encontrando no menino um amigo com quem acaba conversando sobre diversos assuntos. Isso acontece por que o menino não consegue conversar com sua mãe, Lynn (Toni Collette), que acha que o filho está com algum problema mental, e o homem não recebe atenção de sua mulher, Anna (Olivia Williams), com quem sequer troca palavras. À medida que as visões vão aumentando, Cole e Crowe precisam descobrir o que fazer para que os espíritos deixem o garoto em paz antes que ele se machuque. Só que o que eles descobrem não é nada daquilo que eles – e o espectador – esperavam.

O Sexto Sentido é o primeiro grande sucesso do cineasta indiano criado nos EUA M. Night Shyamalan e logo de cara já lhe rendeu duas indicações ao Oscar®: melhor diretor e melhor roteiro original. Antes disso, ele havia rodado dois filmes totalmente independentes, que ele conseguiu montar à base de muito esforço. O Sexto Sentido acabou recebendo seis indicações ao Oscar® e se tornou um fenômeno mundial. A mistura de suspense, drama e terror foi muito bem feita e conduzida com maestria pelo diretor e pelo elenco, que estava muito afiado e teve bastante química.

O clima que o cineasta criou para o filme é assustador. Cortes rápidos mesclados com música de impacto dão belos sustos no espectador, que pula constantemente da cadeira e recebe como a cereja do bolo a já clássica fala “eu vejo pessoas mortas”, pronunciada pelo menino quase todo coberto sobre a cama. Tenso.

Não tenho muito mais o que dizer sobre este filme, exceto que é uma obra-prima do terror moderno. Indispensável para quem gosta do gênero.

 

Nota: 10

~ por andre1979 em 21/07/2011.

Uma resposta to “21. O Sexto Sentido”

  1. Muito bom o filme!
    E voce passa o filme todo sem sacar o final, quem ver terá uma grande surpresa!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: