25. Alien – O 8º Passageiro

Ficha Técnica

Nome nacional: Alien – O 8º Passageiro ou Alien, O 8º Passageiro

Nome original: Alien

Ano de produção: 1979

País de produção: EUA

Direção: Ridley Scott

Roteiro: Dan O’Bannon, baseado na história dele e de Ronald Shusett

Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Harry Dean Stanton, Ian Holm, Veronica Cartwright e Yaphet Koto

Duração: 117min

Distribuidora: Fox

Resenha:

Seria Alien – O 8º Passageiro uma pérola da ficção científica ou um clássico do terror? Obviamente, tem gente que pensa que este filme de Ridley Scott não é nenhum dos dois. Claro, haverá outros que dirão, como eu, que trata-se da soma dos dois. Então, deixo outra questão: qual é diferença entre ficção científica e terror? Quando os alienígenas invadem a terra é terror e quando os terráqueos invadem outros planetas é ficção científica? Ou seria o contrário? Muitas questões assim podem ser levantadas, mas nenhuma delas dará a certeza de que gênero classifica esta grande obra de Scott, que voltaria a andar no limiar da ficção científica e do cinema noir com Blade Runner – O Caçador de Andróides (em 1982) e anos mais tarde com o suspense que beira o terror em Hannibal (em 2001). Acredito que Ridley Scott poderia fazer mais filmes como estes em vez de gastar seus milhões de dólares produzindo épicos. Enfim, voltemos ao filme sendo resenhado.

Não podemos negar que muitas vezes é difícil dizer quando um filme é uma obra de ficção científica ou de terror – ou os dois. Alien – O 8º Passageiro pode ser um exemplo de produção que pode estar nos dois lados, dada a quantidade de sangue, sustos e momentos de muita tensão, características por vezes rara de ser encontrada com tamanha harmonia em produtos feitos para serem do gênero. A cereja do bolo é o excelente trabalho de criação do monstro alienígena que batiza o filme, realizado por H.R. Giger, artista suíco que desenhou e liderou a equipe de efeitos visuais do filme – ganhadora do Oscar® da categoria em 1980.

O roteiro, escrito por Dan O’Bannon (que dirigiu o cult dos anos 1980 A Volta dos Mortos Vivos), narra a história da equipe de mineradores da nave Nostromo, que viaja pelo espaço em animação suspensa e assim que desperta recebe um chamado de socorro de uma outra nave, não identificada. Quando eles chegam ao veículo, descobrem que algo estranho aconteceu e que a tripulação foi dizimada e não há vestígios de o que os atacou. Porém, quando os mineradores voltam para a Nostromo, trazem consigo um ser estranho que atacou um deles e que está preso ao corpo da vítima. A equipe médica do grupo, apesar de conseguir libertar o homem atacado, não consegue recuperar o espécime, que fica solto pela nave.

O homem atacado começa a agir de forma estranha e rapidamente a equipe da Nostromo percebe que um ser alienígena se desenvolveu dentro da vítima – e esta revelação acontece em uma das mais horrorosas e nojentas cenas que eu já vi, imitada um zilhão de vezes por outros filmes. Com isso, a tripulação do Nostromo tem uma criatura ameaçadora os perseguindo e matando um a um. Quem se destaca entre os sobreviventes é Ripley (Sigourney Weaver), que é a única que restou para enfrentar o monstro em pleno espaço.

É claro que a história guarda muito mais do que estou mostrando nessa resenha, com direito a muitos momentos de adrenalina e de tensão. É um dos melhores filmes de terror que eu já vi. Obrigatório ser visto ao menos uma vez na vida e, claro, fazer parte da coleção dos fãs. A edição que tenho é a de comemoração de 30 anos, que tem algum material adicional como cenas deletadas, cenas adicionais e comentários.

 

Nota: 10

~ por andre1979 em 27/07/2011.

Uma resposta to “25. Alien – O 8º Passageiro”

  1. Esse eu tenho, e fiz queatão de ter todas as continuações.
    Nota 10 é pouco para esse filme!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: