51. The Walking Dead – 1ª Temporada

Ficha Técnica

Nome nacional: The Walking Dead – 1ª Temporada

Nome original: The Walking Dead – Season 1

Ano de produção: 2011

País de produção: EUA

Criado por: Frank Darabont (seriado)

Elenco: Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Norman Reedus, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, IronE Singleton

Duração: 45min (cada episódio)

Distribuidora: PlayArte (home vídeo) e FX (TV a Cabo)

 

Resenha:

Os zumbis já fazem parte da cultura pop mundo afora, isso é fato. Apesar de pouca gente saber como tudo começou, quem é George A. Romero e o que ele fez, quem são os mortos vivos, enfim, a mitologia toda, The Walking Dead é a primeira empreitada que deu certo do gênero na TV. Por “do gênero” entendam o mundo apocalíptico dos zumbis. O terror já teve várias passagens pela TV desde a época da Hammer, que tinha seu próprio programa, as séries Além da Imaginação, Histórias Maravilhosas, Quinta Dimensão, chegando recente ao Mestres do Terror. Obviamente, deixei alguns nomes de lado na lista de seriados de terror na TV, mencionei apenas os que me vieram à cabeça no momento em que escrevi essa resenha. Na verdade, isso pode até gerar um post independente no futuro. Se você que lê esse texto quiser ver um post do gênero, deixe um comentário.

Sobre The Walking Dead, seu criador, Frank Darabont, é um velho conhecido dos fãs de Stephen King, já que o cineasta é um dos que mais adapta o material do escritor para a tela, seja no cinema ou na TV. Exemplos disso são o já cult Sepultado Vivo (já resenhado aqui) e À Espera de um Milagre. Os zumbis na telinha já fizeram relativo sucesso na Europa quando a minissérie Dead Set foi lançada. Tratava-se de um reality show cujos participantes descobrem que estão isolados depois que o mundo é tomado por uma epidemia de zumbis. Uma boa ideia, criticando essa moda idiota de realities. The Walking Dead tinha portanto um terreno fértil para nascer. E assim o fez, dando ótimos índices de audiência nos EUA e também no Brasil.

Inicialmente, The Walking Dead foi uma aposta ousada da rede norte-americana AMC, um canal à cabo que passa filmes e seriados. Produzido com base em uma conceituada série em quadrinhos, o seriado teve apenas seis episódios em sua primeira temporada, a título de teste para ver a reação da audiência. Por ter uma proposta inovadora e caprichar no visual e na produção, o sucesso foi imediato. No Brasil, The Walking Dead chegou primeiro pela TV paga, indo ao ar nos canais Fox (Fox e FX). O sucesso foi recompensado com a renovação da série para uma temporada nova, com 12 ou 13 episódios (à confirmar).

Quem distribui The Walking Dead em DVD e em Blu-ray é a PlayArte, uma das poucas distribuidoras nacionais (uma das maiores independentes) que investe em títulos de terror e sempre tem boas novidades do gênero. O pack contém os seis episódios e mais alguns extras. A previsão de chegada no varejo do pack é 14 de setembro.

Falando mais da trama, o foco está em um grupo de sobreviventes que tenta encontrar um modo de escapar dos mortos vivos e achar um local seguro para se estabelecerem. O público tem o primeiro contato com esse universo com um dos protagonistas, Rick Grimes, xerife de uma cidade nos arredores de Atlanta que estava em coma no hospital depois de um tiroteio em que ele foi ferido. Ele desperta do coma e se depara com uma realidade completamente diferente da que ele conhecia. Ele consegue voltar para casa e lá encontra sinais de que sua esposa e seu filho fugiram, o que lhe dá esperança e o motiva a procura-los. Só que encontrar sua família parece um trabalho complicado quando as ruas estão tomadas por zumbis famintos. É nesse cenário desolado que ele conhece alguns sobreviventes e vê como o homem pode mudar quando a sociedade que regulava a vida de todos deixa de existir.

Em suma, The Walking Dead é uma boa pedida, um seriado bacana que merece um espaço na prateleira. Estou esperando ansiosamente o lançamento para que eu possa comprar o meu. Ver na TV foi bacana, mas ver em HD deve ser melhor ainda. Recomendo!

 

Nota: 8,5

~ por andre1979 em 22/08/2011.

6 Respostas to “51. The Walking Dead – 1ª Temporada”

  1. é uma grande ideia este post sobre as series de terror! Eu gostaria de poder velos por aqui!

    Curtir

  2. Legal, Marcelo. Vou pesquisar e ver o que o encontro. Obrigado pelo comentário!

    Curtir

  3. Muito boa serie mas na rede Fox vai começar a 2a temporada agora dia 18/10/11 recomendo assistam uma pena para os fãs de resident evil pois acho 50x melhor os detalhes sao impecáveis e a historia bem mais interessante ou seja: Quanto mais vc ver mais vai querer q lancem outros episodios xD

    Curtir

  4. Olhei toda a primeira temporada e gostei muito

    Curtir

  5. oh serio melhor seriado de filme terror q ja vi esperos q vcs fazem uma temporada boa

    Curtir

  6. as vezes demoram um pouco pra sair a nova tempora mas vale mt a pena esse seriado e top linha viu

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: