55. Atividade Paranormal

Lançado pela PlayArte em DVD e em Blu-rayFicha Técnica

Nome nacional: Atividade Paranormal

Nome original: Paranormal Activity

Ano de produção: 2007

País de produção: EUA

Direção: Oren Peli

Roteiro: Oren Peli

Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Frederichs

Duração: 99min

Distribuidora: PlayArte

Resenha:

Antes de falar sobre o filme propriamente dito, duas informações interessantes. A primeira delas é que a produção custou parcos US$ 15 mil, uma ninharia perto do padrão hollywoodiano de se fazer filmes, e faturou mais de US$ 193 milhões nos cinemas mundo afora, sem contar o lucro em DVD. A segunda é que os caras que exibiram o filme nos EUA e na Europa realizaram várias exibições a caráter de teste e o povo ficou bem assutado – dá para ver isso nos vídeos que você encontra no YouTube, que são bem divertidos. Um exemplo é este vídeo, que a PlayArte usou como trailer de Atividade Paranormal na época de lançamento nos cinemas no Brasil.

Bom, mudando o tópico para o filme, a história não sai muito do lugar comum. Katie e Micah (os nomes reais dos atores são mantidos nos personagens, sim) formam um casal que acaba de se mudar para uma casa recém-comprada. Katie é uma estudante universitária que passa bastante tempo em casa, enquanto Micah trabalha fora e geralmente chega no final do dia. Com isso, Katie fica a maior parte do dia sozinha. Neste cenário, alguns fenômenos estranhos como ruídos, portas que batem sozinhas e afins começam a acontecer e Katie fica assustada ao ponto da paranoia. Micah não dá muita bola e acha que sua mulher está exagerando. Só que a tal atividade paranormal aumenta significativamente e nem mesmo ele, um homem que se considera lógico e racional, consegue achar explicação.

Para tentar flagrar aquilo que eles pensam ser uma presença estranha, Micah instala uma câmera no quarto do casal, ligada o tempo todo, para registrar o cotidiano de Katie, em especial nas horas em que ninguém está olhando. Com isso, os dois podem observar tudo o que se passa durante a noite e confirmar o que realmente está acontecendo, se há algo de sobrenatural no ar ou é apenas imaginação da jovem. De fato, há algo de muito estranho acontecendo e as câmeras pegam isso dentro do quarto do casal. E conforme os fenômenos paranormais aumentam, proporcionalmente cresce a curiosidade de Micah e a paranoia de Katie, o que influencia de forma negativa e até assustadora a convivência do casal em casa. Progressivamente, a vida de Katie e Micah se torna insuportável, já que, de formas distintas, o casal fica obcecado com a presença e isso leva a trama a um desfecho extremo e nada feliz.

Na prática, Atividade Paranormal é um ótimo filme de terror. Ele mantém o suspense, o ritmo de documentário e é repleto de momentos de humor negro, itens essenciais para dar um tempero interessante em qualquer filme do gênero. Apesar de a sinopse do filme dar uma ideia de a produção ser mais uma das inúmeras a repetir o mesmo cliché do casal em uma casa assombrada, Atividade Paranormal consegue escapar dessa classificação por conter bons sustos, momentos de surpresa e tensão e certa dose de humor, que rapidamente é ofuscada pela trama bem costurada pelo diretor/roteirista Oren Peli. Em poucas palavras, o filme é simples e eficiente. Recomendo.

Nota: 8,5

~ por andre1979 em 30/09/2011.

2 Respostas to “55. Atividade Paranormal”

  1. Particularmente achei este filme muito ruim, não digo para não assistirem pois creio que cada um deve ter sua opinião propria, mas com todo o respeito a quem gostou, achei que foi um dos filmes mais fracos que ja vi.

    Curtir

    • Obrigado pelo comentário, Camila! Se você achou o primeiro fraco, nem vou te perguntar o que achou dos demais da série…

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: