60. Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Ficha Técnica

Nome nacional: Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Nome original: Dylan Dog: Dead of Night

Ano de produção: 2010

País de produção: EUA

Direção: Kevin Munroe

Roteiro: Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer, baseados nos quadrinhos de Tiziano Sclavi

Elenco: Brandon Routh, Anita Briem, Sam Huntington, Peter Stormare, Taye Diggs

Duração: 107min

Distribuidora: PlayArte

 

Resenha:

Seguindo a mesma linha do recente Padre (veja postagens anteriores), Dylan Dog e as Criaturas da Noite segue mais para a vertente da ação com pitadas de comédia de humor negro do que para o lado do terror, apesar das tais Criaturas da Noite serem típicas do gênero mais assustador. O filme é uma adaptação de um personagem das HQs criado pelo italiano Tiziano Sclavi em 1986 e publicado no Brasil por quatro editoras diferentes. Os quadrinhos são totalmente focados no horror e têm atmosfera bem diferente do filme, apesar de a versão cinematográfica ser legal. Uma curiosidade é que Sclavi é o autor da Graphic Novel que deu origem a um clássico moderno do terror – Pelo Amor e Pela Morte, de Michelle Soavi (Dellamore, Dallamorte, no original). Este eu tinha em VHS, mas perdi. Certamente farei uma resenha póstuma em homenagem à minha fita perdida.

Voltando ao assunto, confesso que quando vi os créditos do DVD e notei que o protagonista seria Brandon Routh, o cara que fez a nova (já antiga) versão do Superman, e que a direção era de um cara que tinha apenas uma adaptação de As Tartarugas Ninjas no currículo, fiquei receoso. Talvez seja por isso que acabei gostando do filme, pois o vi sem pretensão alguma, apenas para me divertir. Dylan Dog é um detetive particular que no passado era um dos poucos a conhecer de verdade o mundo em que vivemos. Anos atrás, Dylan era encarregado de vigiar a conduta dos seres sobrenaturais no convívio com os humanos, fazendo função de policial e conhecendo os segredos dos famosos monstros que normalmente habitam apenas os filmes. Quando algo dá errado e a noiva de Dylan é morta, uma guerra acontece e Dylan se afasta desse trabalho. Nos dias de hoje, o detetive vive às custas da infidelidade alheia, contratado por cônjuges traídos em busca da certeza de que foram de fato enganados.

A calmaria de Dylan vai para o brejo quando um assassinato acontece e o autor é um dos sobrenaturais. O detetive é procurado pela filha do morto, Elizabeth, para que ele a ajude a desvendar o crime e essa é a pontinha de um novelo que se mostra mais enrolado do que Dylan esperava. A grande crise do mundo dos monstros é o duelo eterno entre os vampiros e os lobisomens, que convivem mas não se bicam, como de praxe em outras histórias. O que acontece é que o homem que foi assassinado era um mercador clandestino de relíquias e a jovem acaba se tornando alvo de quem quer que seja que matou seu pai, já que ela tem em mãos o artefato que motivou o crime. Agora, em vez de apenas ajudar a solucionar o mistério, Dylan terá que proteger a beldade.

No conflito, Marcus, assistente de Dylan, é morto e se transforma em um zumbi. E, ao contrário do que ele imagina (e nós também por tabela), há um mundo inteiro de zumbis convivendo com os humanos. A parte cômica dessa história é que os zumbis são forçados a usar o mercado negro de partes de corpos para se manterem “vivos” e inteiros. Muito bizarro.

Seguindo a trama, Dylan, Marcus e Elizabeth acabam se metendo em uma intriga que certamente poderia mudar os rumos da humanidade, para pior, já que a relíquia em poder da garota é a chave para a libertação de um poder descomunal, que fará de quem o possuir o ser mais forte do mundo. Como não podia deixar de ser, Dylan e seus amigos terão que evitar que isso aconteça. Sinceramente, eu gostei do filme. Pode ver e se divertir.

 

Nota: 8

 

Um comentário em “60. Dylan Dog e as Criaturas da Noite

  1. A hq de terror Dylan Dog, retorna em 2017 pela Editora lorentz, previsão de lançamento março- abril de 2017…é uma hq que deixou de ser publicada no brasil a uns 10 anos… tinha historias de terror bem legais e algumas estilo além da imaginação…quem não conhece tem o filme fraquinho dylan dog e as criaturas da noite…mas hqs são bem melhores, o filme é fraco. Vale a pena conhecer as hqs de Dylan Dog

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s