63. O Ritual da Pedra

Ficha Técnica

Nome nacional: O Ritual da Pedra

Nome original: Le Concile de Pierre

Ano de produção: 2006

País de produção: França

Direção: Guillaume Nicloux

Roteiro: Guillaume Nicloux e Stéphane Cabel, baseados no romance de Jean-Christophe Grangé

Elenco: Monica Bellucci, Catherine Deneuve, Moritz Bleibtreu, Sami Bouajila, Elsa Zylberstein, Nicolas Thau

Duração: 96min

Distribuidora: Imagem Filmes

 

Resenha:

Tive a oportunidade de ver O Ritual da Pedra na época em que ele foi lançado no varejo pela Imagem Filmes, creio que em 2008. Não se trata de um filme de terror, mas de suspense bastante denso, cuja trama demora para se desenvolver e tem muitos sustos e momentos de bastante tensão – por isso decidi coloca-lo no blog. Trata-se de uma coprodução entre Alemanha, França e Itália bastante caprichada e com elenco competente encabeçado por Monica Bellucci. O roteiro foi escrito com base no livro de Jean-Christophe Grangé, autor de outras duas obras já adaptadas para o cinema e que podem ser vistas em DVD no Brasil: Império dos Lobos e Rios Vermelhos, ambos protagonizados por Jean Reno. Grangé também é roteirista e escreveu o texto para a adaptação de Vidocq, personagem famoso francês, para um longa-metragem.

 

Atenção, o texto abaixo contém spoilers!

 

Curiosamente, O Ritual da Pedra não possui diálogos (sonoros) em seus três primeiros minutos, portanto, não estranhe se você colocar o DVD e não ouvir nada além da música incidental. As cenas, contudo, mostram momentos que são importantes para entendermos as circunstâncias em que o filme começa. Um casal é morto por dois atiradores quando tenta escapar de um lugar que parece isolado. Enquanto assiste ao marido ser jogado em poço, a mulher, agonizante, observa a imagem de um bebê. Algum tempo depois, em um orfanato na Rússia, Laura (Monica Bellucci), uma tradutora que vive na França, vai buscar uma criança de poucos meses de idade que apareceu na porta do local, sem registro algum além de um medalhão com um nome Liu-San, com que foi batizado. Laura adota o menino e o leva para viver na França.

Sete anos depois, Laura e Liu-san levam uma vida tranquila até que os dois passam a ter pesadelos terríveis e constantes. O fato estranho é que os dois têm o mesmo sonho, ao mesmo tempo, e acordam no meio da noite. Liu-san desenvolve uma pequena marca em seu peito e Laura leva o garoto ao médico para uma avaliação. O doutor diz que não é nada e libera os dois com a única recomendação de que eles o procurem caso a marca não suma. O que mãe e filho não sabem é que o medico faz uma ligação misteriosa logo depois que os dois saem do consultório.

Laura recebe um serviço em que precisa viajar por alguns dias e resolve deixar seu filho com uma amiga, Sybille (Catherine Deneuve), que foi quem cuidou de Laura quando ela era menina e vivia em uma instituição. Só que Liu-san não gosta da senhora e se esconde no carro de sua mãe. Já na estrada de volta da casa de Sybille, Laura descobre que o menino está no carro. Do nada, um pássaro se choca com o para-brisa do veículo e Laura perde o controle do carro, que sai da rodovia e capota várias vezes. A mulher sai praticamente ilesa, mas o menino entra em coma. E enquanto ele está inconsciente, continua a ter pesadelos (assim como sua mãe) e durante esse estado fica falando em um idioma estranho, parecido com o mongol. Ingrigada, Laura decide investigar o idioma e descobre que Liu-san nasceu na Mongólia e tem sua origem ligada a um povo místico que espera o garoto chegar à idade ideal para que eles possam realizar o “conselho da pedra”, um ritual antigo. Cabe a Laura salvar seu filho e conseguir evitar que ele seja sacrificado.

Eu praticamente contei a história inteira do filme, omitindo algumas passagens interessantes e surpresas para o espectador. Estes elementos, somados ao clima escuro e a passada lenta do filme fazem dele uma boa opção para quem gosta de cinema europeu e da bela Monica Bellucci, um pouco diferente do que estamos acostumados a ver.

 

Nota: 6,5

Um comentário em “63. O Ritual da Pedra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s