Sete Almas

Saudações,

Recentemente, tive a oportunidade de assistir ao Blu-ray do filme Sete Almas. Essa produção já passou pelas locadoras e está chegando em DVD e alta definição ao varejo em setembro, pela Focus Filmes. Eu já tinha visto o filme em uma cópia de serviço na época do lançamento para locação e o achei interessante. Recebi o Blu-ray essa semana e resolvi dar uma olhada novamente. A história trata de espíritos, uma casa assombrada, um carro que quebra na estrada. Sim, é uma trama clichê, mas achei o desfecho bacana e por isso resolvi escrever mais a respeito.

Antes de falar sobre o enredo, algumas infos sobre a equipe e o elenco. Quem dirige Sete Almas é Kevin Carraway, que fez carreira na produção do divertido seriado Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), além de já ter dirigido A Ira de Cain e Quarto do Medo. No elenco, duas surpresas bacanas: Val Kilmer e Ving Rhames, em papéis menores, mas não menos importantes. Outro veterano no elenco é Luke Goss, astro de produções de ação “B”. Chama a atenção um rosto até então desconhecido para mim, a atriz e modelo brasileira Rebecca da Costa, que é uma das protagonistas da história. Em sua lista de trabalhos hollywoodianos estão Freerunners e L.A. I Hate You, que eu ainda não tive o prazer de ver. O par romântico do personagem de Rebecca é interpretado pelo ator Matt Barr, de A Casa das Coelhinhas.

A brasileira Rebecca da Costa no papel de Courtney

Falando mais sobre a trama do filme e seus pormenores, o roteiro foi escrito pelo diretor Carraway em parceria com Lawrence Sara, que escreveu também os roteiros dos outros filmes dirigidos pelo cineasta. A história tem uma linha bem simples de ser seguida, com personagens que podem ser considerados tradicionais, assim como a ideia da trama e seu cenário. Tudo começa décadas atrás, em uma casa grande no interior dos EUA. Em uma noite de tempestade, Elisabeth flagra seu marido William na cama com outra mulher e o confronta. A resposta do homem é violenta – ele a agride. Elisabeth sai desolada do quarto, mas não encontra saída para o seu tormento, pois não tem para onde ir. Depois de colocar as duas meninas para dormir, Elisabeth encontra seu filho Sean em pé, parado na porta da casa. Ao ver o que está acontecendo, a mulher é esfaqueada pelo menino, que não esboça qualquer sentimento no ato. Essa ação é apenas o começo, já que Sean acaba com sua família, um por um.

O personagem de Val Kilmer levando um toco da bela garota

Nos dias atuais, um grupo de pessoas trafega pela estrada em uma van, vindo de um resort de volta para a cidade. No veículo estão os irmãos Isaac (Goss) e Adam (Barr), o casal Bill (Kilmer) e Brooklyn (Bonnie Somerville), além do médico Lipski e o motorista. Os viajantes param em um mercadinho na beira do caminho, onde conhecem a bela atendente Courtney (Rebecca). Bill tenta uma gracinha com a moça, mas logo toma um corte. Já Adam tem mais sorte. A van segue seu rumo, mas depois de ver uma mulher no meio da estrada, o motorista perde o controle e bate o veículo em uma árvore. Os passageiros sobrevivem, mas o motorista não escapa com vida do acidente.

Parados na estrada e feridos, o grupo de viajantes recebe a ajuda do misterioso Jack (Rhames), que oferece uma carona até sua casa para que possam escapar da tempestade que se aproxima. Iludidos, os forasteiros aceitam o auxílio e partem para a casa. Já na residência, Bill perde o controle quando descobre que Jack não possui um telefone e a única forma de contato é ir de carro de volta para o mercadinho. Jack empresta a Adam sua caminhonete, mas já avisa que quando chove o lugar fica perigoso. Já no cair da noite, Adam está voltando, sem sucesso em sua tentativa de buscar ajuda. No caminho, ele encontra Courtney no acostamento, com seu carro quebrado. A moça volta para a casa com ele e se junta ao grupo.

O misterioso personagem de Ving Rhames seria o salvador da pátria ou teria ele más intenções?

Quando vem a chuva e o relógio marca que já passa das 9 da noite (a mesma hora dos assassinatos que aconteceram no passado), coisas sinistras começam a acontecer, como aparições, sons e sussurros ecoando pelos corredores da casa. E um a um, os visitantes começam a perceber que há algo de muito estranho e sobrenatural acontecendo por lá.

Bom, o que descrevi acima parece uma trama básica de filme de terror. De fato, Sete Almas tem essa levada mais tradicional, com bastante clima de suspense e personagens em constante conflito. Mas aos poucos, com a trama se desenvolvendo e as coisas acontecendo, vai ganhando mais movimento até chegar a um desfecho interessante, inesperado.

A participação de Val Kilmer é curta e seu personagem marca a passagem da fase inicial da história para a virada da trama mais para o suspense. Já o papel de Ving Rhames é marcante e faz o contraste com todos os outros, sendo ele o elo entre o real e o sobrenatural. Os protagonistas da história são revelados na reta final de Sete Almas e fica uma grande dúvida se o grande vilão – e assassino – da história é um deles ou se tudo não passa de um pesadelo.

Para concluir, Sete Almas me surpreendeu. Achei a imagem do filme em alta definição bem legal, com muita sombra e detalhes interessantes, e isso melhora a experiência de ver o filme em casa. O filme está mais para o suspense do que para o terror, apesar de haver certa dose de sangue. O maior destaque fica mesmo para a trama, que dá uma virada em certo ponto do filme e mantém o interesse, apesar do ritmo do filme ser meio lentão. Vale uma conferida, sem dúvida.

Nota: 7 de 10

Um comentário em “Sete Almas

  1. […] Sete Almas (Seven Below) Gênero: Suspense – Origem: EUA/2012 – Direção: Kevin Carraway – Elenco: Val Kilmer, Ving Rhames, Luke Goss, Rebecca da Costa, Matt Barr – Duração: 108min – Classificação Indicativa: 16 anos – Data de Entrega: 26 de setembro Apresentações Especiais do Disco: Formato de Tela: 16×9 Widescreen; Idiomas: Inglês (5.1) e Português (2.0); Legendas: Português Nas Lojas, DVD e Blu-ray, Focus Filmes SAIBA MAIS CLICANDO AQUI. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s