Estreia de Cinema: Chernobyl

Efeitos colaterais

Chegando aos cinemas em 20 de julho, Chernobyl foge do convencional no cenário de uma tragédia nuclear

Em 1986, aconteceu um acidente nuclear que abalou a Europa – a usina de Chernobyl, localizada na cidade de Pripyat, na Ucrânia (parte da ex-URSS na época), teve um de seus reatores danificados durante testes e várias de explosões aconteceram, produzindo uma nuvem de radiação que passou por todo o continente europeu, contaminando milhares de pessoas e causando a evacuação de uma grande parte da região.

Chernobyl tem a assinatura de Oren Peli, criador da franquia Atividade Paranormal, que assina tanto o roteiro como a produção do filme. A trama inicialmente parece um tanto simples. Viajando pela Europa, três jovens (Chris, Amanda e Natalie) estão a caminho de Moscou, mas fazem uma escala em Kiev, na Ucrânia, onde vive Paul, irmão de Chris. Depois de uma noite de diversão da cidade, Paul tem uma ideia radical para uma última parada antes da ida à Rússia: uma visita a Pripyat, vilarejo abandonado nos arredores da usina de Chernobyl. Após certo diálogo, a mudança da rota fica acertada e o quarteto parte para o encontro de Uri, guia da excursão. Juntam-se ao grupo o casal Michael e Zoe, que também querem conhecer o lugar.

A bordo de uma van caindo aos pedaços, os turistas partem com o guia até o local e logo de cara têm uma surpresa desagradável, pois a entrada de Pripyat está bloqueada pelo exército. Dispostos a conhecer o lugar a todo o custo, os jovens insistem com Uri para ele os leve até a cidadela. Obviamente, o guia tem seus caminhos alternativos e chega ao destino tão esperado.

Depois de conhecer os prédios abandonados e saber um pouco mais sobre a história do desastre nuclear que aconteceu há 25 anos, outra surpresa desagradável para os turistas: a van não funciona, pois alguns cabos foram mastigados por um animal desconhecido. E este é o ponto em que as coisas deixam de ser tão divertidas e passam a ser dramáticas e assustadoras. Presos em Pripyat, forçados a passar a noite dentro do carro, os jovens apenas observam quando o guia sai para pedir ajuda e desaparece. Daí para a frente, melhor ver no cinema e se divertir com os sustos.

Vi o filme sem saber muito o que me esperava e saí da sala muito satisfeito. Foram quase 90 minutos de entretenimento, alguns pulos na cadeira e a certeza de que recomendaria a experiência para vocês. O filme segura a atenção, tem momentos bastante tensos e agitados e o roteiro tem uma boa narrativa, que faz com que o público tente o tempo todo adivinhar qual seria a ameaça toma conta da cidade abandonada.

Nota 8 de 10.

Veja o trailer abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s